Mentoria: periferia & juventude

Especiais multimídia, 2016 - 2021

Entre os anos de 2016 e 2018, fui editor da Énois (um projeto inovador que ensina jornalismo para jovens de periferia). Lá  fui coordenador pedagógico do curso de jornalismo por um ano e também coordenei, editei, redigi e roterizei grandes reportagens multimídia escritas por jovens jornalistas vindos das quebradas de São Paulo e produzidas em parceria com veículos como BBC, UOL Tab e revista Galileu.

Essas reportagens contavam histórias das periferias do Brasil através de webdocs, infográficos, textos, fotos e gifs. Entre elas, discutimos o estigma de que doenças mentais são "coisa de rico", investigamos a formação violenta da polícia militar paulista e acompanhamos jovens funkeiros em seu sonho de se tornarem estrelas da música nacional, sempre procurando inovar nas pautas e nos formatos.

Paralelo à produção, meu trabalho sempre envolveu mentoria e formação desses jovens talentosos. Alexandre Ribeiro, um dos alunos da Énois, se tornou um escritor de destaque e me convidou para editar seu primeiro romance "Reservado".

A partir de 2020, passei a realizar trabalho similar no _datalabe, um laboratório de narrativas e dados localizado na favela da Maré (RJ). Também fui editor do livro "Salve, São Bernardo" do jovem Lucas Alves, ex-colaborador da Énois e da ONG Em Movimento.

Créditos: Thais Marques, Ludmila Honorato, Alexandre Ribeiro, Vinicius Carneiro, Steph Minucci, Jef Delgado & Giacomo Vicenzo (textos e reportagens). Daniel Tozzi (UOL TAB) e Nina Weingrill (Énois) coordenação.

Identidade Parcelada