Sobre – Contato

Postado em 09/15/2015

Resumo
Fred Di Giacomo é jornalista e escritor multimídia premiado internacionalmente e com experiência em gestão de equipe digitais. Ele usa plataformas como games, infográficos, vídeos e livros para criar narrativas criativas. Fred trabalhou na rede Globo e passou mais de  sete anos na Editora Abril onde gerenciou uma equipe digital responsável pelos sites e ações mobile de marcas voltadas aos jovens como Superinteressante e Guia do Estudante. Em agosto de 2013, pediu demissão para morar um ano em Berlim, viajar e empreender em seu próprio site o Glück Project – uma investigação sobre a felicidade. O jornalista é autor de quatro livros de ficção e tem sido convidado para dar palestras sobre inovação e jornalismo multimídia em lugares como a Campus Party, o Curso Abril de Jornalismo e diversas universidades brasileiras.

Contatos:
+
Email: freddigiacomo@gmail.com
Twitter
+
Linkedin 
Currículo

Carreira
Fred Di Giacomo nasceu em Penápolis e mudou-se para Bauru em 2002, após ser aprovado em primeiro lugar no curso de jornalismo da Unesp – Universidade Estadual Paulista. Na faculdade ele co-dirigiu e roteirizou um média-metragem (“Guido deve morrer”) e criou um programa de televisão (“Baderna”) que mesclava jornalismo e humor.

Em 2006, Fred mudou-se para São Paulo após ser aprovado no disputado Curso Abril de Jornalismo, sendo contratado logo em seguida como responsável pelos sites da revistas Bizz e Mundo Estranho (no qual foi indicado ao Prêmio Abril de Jornalismo pelos vídeos da “TV Estranha”). Em 2008, Fred foi promovido a editor-assistente passando a  gerenciar 4 repórteres na equipe de Entretenimento do portal Abril.com. Em 2010, foi promovido a Editor dos sites do Núcleo Jovem (Superinteressante, Guia do Estudante e Mundo Estranho) onde foi pioneiro no desenvolvimento de newsgames (jogos jornalísticos) e passou a adquirir experência na área de gestão de projetos digitais. Em 2012, Fred tornou-se editor-chefe digital de todas marcas do núcleo Infanto-Juvenil (que incluíam, além das já citadas, Recreio, Vida Simples e Aventuras na História). Nessa época, gerenciou uma equipe criativa de 14 pessoas (entre programadores, designers, jornalistas e analistas de redes sociais) responsável pelo desenvolvimento de jogos, infográficos, vídeos e sites

Em sua passagem pela Abril, Fred ganhou medalha de prata e dois méritos no SPD (Society of Publication Designers), ganhou Prêmio Abri de Jornalismo por “Melhor uso de Redes Sociais” e também o prêmio Viagem-Estágio pelo destaque do ano na editora Abril. Teve trabalhos selecionados para o File (Festival da Linguagem Eletrônica) e foi finalista do BIG (Brazil’s Independent Games Festival). Foi convidado pelo PROJOR a participar do ISOJ em Austin, Texas. Seu trabalho com newsgames (jogos jornalísticos) foi destaque no “Niemans Lab” da prestigiada universidade de Harvard e no “Knight Center for Journalism” da Universidade do Texas, além de sites ingleses, alemães e franceses.

O jornalista saiu da Editora Abril, em 2013, para morar um ano em Berlim e empreender com seu próprio site, o Glück Project – uma investigação sobre a felicidade. O Glück foi lançado em 2013 ganhando rapidamente milhares de fãs no Facebook e destaques na mídia nacional. Na volta, foi redator-chefe na mesma editora, coordenando, uma equipe de 35 pessoas. A partir do final de 2015, passou a desenvolver uma bem sucedida carreira como consultor e autor freelancer desenvolvendo trabalhos para empresas como Elemidia, Editora Globo, Mesa & Cadeira, Google e Fundação Lemman. Foi coordenador da Énois – escola de jornalismo para jovens periféricos e participou da equipe que desenvolveu o roteiro do programa “Conversa com Bial” para a rede Globo.

Fred é, também, autor de quatro livros de ficção, entre eles “Canções para ninar adultos” (2012) e “Haicais Animais” (2013). Foi co-autor dos livros “Guten Appetit” e “Prato Firmeza: guia gastronômico das quebradas de SP“.  Entre seus projetos pessoais, toca na banda Bedibê e criou o projeto “#FromTheStreets” que agrega trabalhos de street art no Instagram.

944193_10151536839232740_1582276712_n